Projeto “Enginnering & Tooling

News 7

Cinquenta e seis empresas integraram o projeto “Enginnering & Tooling from Portugal 2015/16”, cujo balanço foi realizado em dezembro. Em pouco mais de ano e meio, as empresas portuguesas participaram em nove feiras internacionais, sete missões empresariais e três certames de encontros bilaterais, no âmbito do projeto que foi um dos principais meios de promoção internacional da marca coletiva do Setor - “Enginnering & Tooling from Portugal.

Com um valor de execução superior a um milhão e trezentos mil euros, as ações promovidas “alargaram a área geográfica de intervenção do Setor” através da realização de atividades conjuntas, “quer abordando novos mercados (Marrocos, Roménia, China ou Japão,), quer mantendo a intervenção em mercados de elevado potencial (México, Polónia, República Checa), não esquecendo alguns mercados tradicionais (Alemanha, EUA, França)”, explicou Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, no editorial da revista de encerramento do projeto publicada pela Associação. Salientou também que, no âmbito industrial, “foi dada continuidade à abordagem a novos mercados, como é o caso da indústria de dispositivos médicos”, enquanto se procurou “consolidar a estratégia promocional junto da indústria automóvel”, principal cliente do setor português de moldes.
Para Manuel Oliveira, as iniciativas de promoção realizadas nos últimos anos, no âmbito da marca coletiva “Enginnering & Tooling from Portugal”, “facilitaram a integração das empesas em processos de internacionalização”, contribuindo para “um expressivo e notável crescimento das exportações (82% nos últimos seis anos, entre 2010 e 2015)”.
“Torna-se imperioso para as empresas manter esta trajetória de crescimento e internacionalização, reforçando a cooperação, as parcerias e a dinamização conjunta de ações promocionais em mercados estratégicos, ganhando dimensão crítica, alargando áreas e regiões de intervenção, tornando-se globais, demonstrando a sua capacidade de inovação, as suas competências e o seu conhecimento”, refere, ainda, o secretário-geral da CEFAMOL.
Para 2017, o plano de promoção internacional do setor contempla um conjunto de ações que, no total, representam um investimento de aproximadamente um milhão e meio de euros. Estão previstas missões empresariais ao Irão, África do Sul, Itália, México e Japão, e a participação em onze feiras internacionais: Moulding Expo, Fakuma e Automotive Interiors Expo (Alemanha), Automotive Metings Queretaro e Plastimagen (México), Plastpol (Polónia), FIP (França), Plastec East (EUA), Interplás (Reino Unido), Equiplast (Espanha) e Iranplast (Irão).
Esta nova edição do projeto “Enginnering & Tooling from Portugal”, a realizar nos próximos dois anos, visa dinamizar a entrada da empresas de moldes e ferramentas especiais portuguesas em novas áreas de negócio, através da procura de novos clientes, mercados ou áreas internacionais, promovendo a internacionalização do setor e o alargamento da sua presença nos mercados internacionais.
Fonte: http://www.cefamol.pt

Fique em Contacto

  asilva (@) asilva.pt
  +351. 244 552 838
  +351. 244 552 838
  Rua Marquês de Pombal n.72 1.º Escritório 14 2430-247 Marinha Grande